quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conferencia sobre "EL MILAGRO AGRÍCOLA ALMERIENSE" en la UFPel - RS Pelotas por Juan Carlos Lozano Guzmán


Nupear promove palestra O Milagre Agrícola Almeriense
11 de Agosto de 2011 O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (Nupear) e o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar convidam para a palestra “O Milagre Agrícola Almeriense”, com Juan Carlos Lozano Guzmán, a ser realizada na próxima segunda-feira(15), às 10h, na sala 2 do Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA)/Faem.

A província de Almeria, localizada na Andaluzia, Sul da Espanha, sofreu um processo profundo de transformação social e econômica, sobretudo a partir da implantação de um modelo intensivo de produção de hortaliças e frutas que se baseia, fundamentalmente, em três aspectos: a) uso de tecnologias da revolução verde; b) exploração de mão de obra de imigrantes oriundos do norte da África (Marrocos e Argélia), e mais recentemente, de países latinoamericanos; c) expansão dos chamados “invernadores” ou estufas plásticas, cuja área ocupada cresceu exponencialmente nas duas últimas décadas.

O “Milagre Agrícola Almeriense” reflete avanços econômicos e produtivos notáveis. Contudo, é igualmente impressionante a dimensão de problemas sociais e ambientais que normalmente são desconhecidos pela população em geral. Trazer à tona estes processos, sob a ótica de uma pessoa nativa daquela região, é o objetivo desta atividade. palestra_milagre-agricola-almeriense.pdf

Seção: Notícias

Nenhum comentário: